domingo, 25 de outubro de 2015

Chocolate, frutas vermelhas, peixes... 7 alimentos que reduzem o colesterol


Quando ingeridos com equilíbrio, gorduras e colesterol não são vilões, pois protegem das doenças cardiovasculares e possuem funções importantes dentro do organismo



As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte em todo o mundo e também no Brasil. É uma doença silenciosa e a melhor forma de prevenir o seu aparecimento e desenvolvimento é através da alimentação equilibrada, variada e colorida, prática regular de exercícios físicos, realização de exames periódicos e acompanhamento médico.
Segundo a diretriz sobre o consumo de gorduras e saúde cardiovascular (2013) o padrão alimentar interfere na prevenção das doenças cardiovasculares, pressão arterial e nas dislipidemias (ex: hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia).
euatleta coluna nutrição colesterol (Foto: Getty Images)
Quando ingeridos em equilíbrio, as gorduras e o colesterol não são vilões, possuem funções importantes no organismo humano: formação das membranas celulares, base para a formação de diversos hormônios, absorção das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K.


Alimentos que contribuem para proteção das doenças cardíacas e redução do colesterol:
Salmão, Atum, Sardinha
Excelente fonte de ômega 3, possui ação de redução do colesterol, antitrombótica e antinflamatória. Devemos aumentar a frequência de consumo de peixes na nossa alimentação. 
Castanha-do-pará, amêndoas e nozes
São excelentes fontes de ácidos graxos monoinsaturado e poliinsaturado, proteína vegetal, vitamina E, polifenóis, fitoesteróis, selênio, fibras, cálcio, magnésio e zinco. Potente ação antioxidante. Estudos mostram relação inversa ao consumo de oleaginosas e doenças cardiovasculares e aterosclerose, pela redução da oxidação da LDL colesterol e do colesterol total e diminuição de marcadores inflamatórios. 
Para prevenção de doenças crônicas e promoção da saúde sugere-se acrescentar diariamente 2 a 4 castanhas do pará, amêndoas e\ou nozes ao programa alimentar. Estudos científicos utilizam em média a porção de 30g/dia. 
Nozes e castanhas euatleta (Foto: Getty Images)


Farinha de aveia
Rica em fibras solúveis betaglucanas, no trato intestinal exercem o papel de reter água e formar géis, substrato para fermentação de bactérias colônicas, redução do colesterol sanguíneo e controle insulínico. Pode ser utilizada 1 colher de sopa diariamente em iogurte e frutas ou enriquecendo preparações. 
Linhaça dourada e chia
Fontes de fibras, ômega 3, vitaminas (vitamina E, complexo B) e minerais (cálcio, selênio). O consumo regular de 1 colher de sopa diariamente ajuda na prevenção de doenças intestinais e cardíacas. Podem ser utilizados para enriquecer preparações como pães, bolos, biscoitos. 
Frutas vermelhas e roxas: morango, jabuticaba, uva, cereja, amora
Excelente fonte de vitamina C e flavonóides (antocianinas), apresentando excelente ação antioxidante. Estudos mostram redução na formação de radicais livres e inibição da oxidação do LDL colesterol. O LDL quando oxidado danifica o endotélio e inicia o processo de aterosclerose.   
Azeite de oliva extra virgem
Alto teor de ácido graxo Monoinsaturado e compostos fenólicos. Estudos demonstram que o consumo de azeite diminui o LDL oxidado e aumenta os níveis de HDL.
Chocolate Amargo 70%
Quanto maior concentração de cacau, maior a redução de açúcares e gorduras. Excelente fonte de flavonóides (epicatequinas), exerce ação antioxidante, inibe a oxidação do LDL podendo reduzir o risco de doenças cardíacas. Estudos recentes demostram que o consumo de chocolate amargo aumenta os níveis de HDL no sangue. Quanto maior a quantidade de cacau, maior a quantidade de flavonoides.
Chocolate amargo euatleta (Foto: Getty Images)
O cuidado com a ingestão de chocolate se dá pela sua alta concentração de gordura e consequentemente alta densidade energética. A utilização com moderação, 25g chocolate amargo/dia, pode ser incorporado a um programa alimentar para manutenção de estilo de vida saudável. 
Vale ressaltar que nenhum alimento ou nutriente tem ação positiva de forma isolada, precisa fazer parte de um estilo de vida saudável através de alimentação equilibrada\ variada\ colorida e prática regular de exercícios.
Referências:
Costa, N e Rosa, C. Alimentos Funcionais – Componentes bioativos e efeitos. Ed Rubio. Rio de Janeiro 2011. 
2.Santos, RD e colaboradores.Diretriz sobre o consumo de gorduras e saúde cardiovascular. Arq. Bras. Cardiol.Vol. 100. n.3. Suol.3. São Paulo. Jan 2013
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.
EuAtleta Cristiane Perroni Nutricao Especialista (Foto: EuAtleta)



CRISTIANE PERRONINutricionista formada pela UFRJ e pós-graduada em obesidade e emagrecimento. Tem especialização em nutrição clínica pela UFF, especialização em nutrição esportiva pela Universidade Estácio de Sá e trabalha com consultoria e assessoria na área de nutrição.

1º Desafio Nacional de vôlei acontece em Vitória no próximo fim de semana


Competição acontece durante três dias, entre 30 de outubro e 1º de novembro, e contará com equipes de várias partes do país, no ginásio do DED, na Capital


O Espírito Santo vai receber no próximo final de semana, entre os dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, a primeira edição do Desafio Nacional de Voleibol, que contará com atletas de todas as idades. O campeonato será marcado com disputas entre times capixabas, e do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Equipes como Aest, Technip, Cariocas da Gema, Caravelas Volei e Expresso Carioca, vão medir forças no ginásio Jones dos Santos Neves, o DED, em Vitória.
Mogi das cruzes e Sesi, Paulista sub-21 de vôlei (Foto: Juliana Kageyama)Mogi das cruzes e Sesi, Paulista sub-21 de vôlei (Foto: Juliana Kageyama)
A abertura do torneio no dia 30 de outubro, às 18h30; no dia 31, os confrontos serão às 8h; no dia 1º de novembro, a partir das 8h, acontecem os duelos das semifinais, disputa de terceiro lugar e, finalmente, a grande final.


- A última vez que o Estado recebeu um evento de nível nacional foi quando o Álvares Cabral ainda disputava a Super Liga. Então, essa é uma competição importante para mantermos o esporte vivo. É uma forma também de divulgar a modalidade no nosso estado - observou um dos organizadores do campeonato, Hemerson Bruno.
A competição é uma realização da Associação do Desporto Capixaba (Adesc), em parceria com a Federação Espírito-Santense de Voleibol, Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Sesport) e Secretaria Municipal de Esporte de Vitória (Semesp).
Por Vitória, ES

"Foi um sonho realizado", afirma Duda após vencer 'dupla olímpica' em GO



Aos 17 anos, sergipana é a mais jovem a vencer uma etapa do tour nacional. Ao lado de Elize Maia, ela passou por Larissa/PA e Talita/AL, invictas há 42 jogos, em Goiânia


A sergipana Duda Lisboa e a capixaba Elize Maia subiram mais uma vez no topo do pódio do vôlei de praia. Dessa vez, elas conseguiram uma façanha que vai ficar marcada na carreira de cada uma. Elas venceram Larissa/PA e Talita/AL, simplesmente as primeiras representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016, que ainda estavam há 42 jogos sem perder, e que originaram seis títulos. Isso aconteceu na etapa de Goiânia do Circuito Brasileiro Open e a vitória ainda veio de virada. Para Duda, considerada um dos futuros da modalidade, foi um sonho conquistar esse título em cima da experiente dupla.
- Essa conquista foi um sonho realizado. Uma dupla muito experiente e muito difícil de enfrentar. Esse torneio nos trouxe uma energia muito boa. Viemos focadas desde o mundial, depois do segundo lugar no México. Gostaria de agradecer a todos que fizeram parte desta conquista, foi muito especial. Queria também agradecer minha mãe por tudo. O tie-break foi uma tremedeira, disputado a cada ponto. Quando a Elize conseguiu um bloqueio no meio do set, vimos que era possível. A Larissa inspira a todos, foi incrível. Acho que nem vou conseguir dormir esta noite - comentou Duda Lisboa.
Duda e Elize Maia pódio Circuito Brasileiro vôlei de praia Goiânia (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Duda e Elize Maia pódio Circuito Brasileiro vôlei de praia Goiânia (Foto: Alexandre Arruda/CBV)







Com a vitória, Duda, de apenas 17 anos, se tornou a atleta mais jovem a vencer uma etapa do tour nacional. Próxima sexta-feira ela já tem um novo desafio: o sub-21 em Manaus. Na semana seguinte a sergipana já segue para disputar mais uma etapa do Circuito Brasileiro Open. Desta vez será em Bauru, São Paulo.


Passo a passo até o título
Na fase final, Duda e Elize começaram com uma vitória sobre Izabel/PA e Camila/RJ, por 2 a 1, de virada, no dia 15 de agosto. No mesmo dia perderam para Fernanda/RJ e Taiana/CE. No dia 18 de setembro, elas derrotaram Maria Clara/RJ e Carolina/RJ por 2 a 0 e depois perderam para Larissa/PA e Talita/AL pelo mesmo placar. 

Duda e Elize Maia pódio Circuito Brasileiro vôlei de praia Goiânia (Foto: Instagram CBV)Duda e Elize Maia no pódio do Circuito Brasileiro vôlei de praia Goiânia (Foto: Instagram CBV)
No dia seguinte, elas perderam para Maria Elisa/PE e Juliana/CE por 2 a 0. Na noite da última sexta, Duda e Elize derrotaram Danielle/MS e Flávia/RJ por 2 sets a 0 e na manhã do sábado elas passaram por Maria Clara/RJ e Carolina/RJ, vencendo por a 1. À tarde elas disputaram a semifinal do Circuito Open e derrotaram Rachel/RJ e Ângela/DF por dois sets a zero. Na final, na manhã deste domingo, a sergipana e a capixaba derrotaram a experiente dupla Larissa/PA e Talita/AL por 2 a 1, ficando com o ouro nesta etapa do Circuito Nacional.
 Por Goiânia

Com Elisângela aclamada, Osasco bate Sesi-SP e ganha 13º título paulista


Protagonista de polêmica, oposta veterana não sai do banco, mas é ovacionada pela torcida. Equipe da Grande São Paulo leva o tetracampeonato estadual consecutivo.

A semana marcada por protestos de algumas das principais jogadoras do vôlei brasileiroterminou com o Osasco ratificando dentro de quadra o seu enorme poderio. O tradicional time venceu com sobras o Sesi-SP por 3 sets a 0, com parciais de 25/16, 25/18 e 25/20, neste domingo, no caloroso ginásio José Liberatti, em Osasco, e conquistou o tetracampeonato consecutivo do Campeonato Paulista, o 13º da sua história – o time da casa também venceu a partida de ida, na quinta-feira. Pivô da polêmica que agitou os bastidores da modalidade, a oposta medalhista olímpica de bronze em Sydney 2000 Elisângela, do Osasco, sequer saiu do banco, mas foi bastante aplaudida pela fanática torcida local ao longo da final. Segunda reserva, ela assinou contrato apenas para o estadual e não conseguirá continuar no time por conta do ranqueamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) para a Superliga feminina, que começa no dia 10 de novembro. Por conta disso, Lili, de 37 anos, pode ter de encerrar a carreira de forma antecipada.
- Ser campeã com esse carinho da torcida é uma alegria muito grande. Eu sabia que era querida, mas não fazia ideia que era tanto assim, que tinha essa proporção. Eu espero que a CBV me dê uma resposta nesta semana para ver se eu poderei continuar jogando. Pode ter sido a minha última partida. Não quero que isso aconteça - disse Elisângela, que foi jogada para o alto pelas companheiras de Osasco, após o jogo.
Elisângela Osasco x Sesi-SP final paulista vôlei (Foto: João Pires/Fotojump)Elisângela é jogada para o alto depois do Osasco conquistar o tetra paulista seguido (Foto: João Pires/Fotojump)
Prevaleceu o forte conjunto osasquense. Mas a oposta Ivna foi a maior pontuadora da finalíssima, com 16 pontos. A ponteira bicampeã olímpica Jaqueline foi quem mais pontuou pelo Sesi-SP, com 10 pontos. 


A obtenção de mais um caneco mostra que o Osasco pode fazer uma grande temporada e tentar acabar com o domínio do Rio de Janeiro, atual tricampeão da Superliga. Comandado dentro de quadra pela levantadora campeã olímpica em Londres 2012 Dani Lins, a equipe ainda conta com a central campeã olímpica Adenízia, a líbero titular da seleção, Camila Brait, e a bicampeã olímpica Thaísa, que está em fase adiantada de recuperação de cirurgias nos dois joelhos e não disputou o estadual. 
Osasco campeão Paulista (Foto: João Pires/Fotojump)Meninas do Osasco comemoram título com a família (Foto: João Pires/Fotojump)O jogo 
A partida começou com o Osasco jogando em ritmo acelerado. Sacando melhor, as mandantes dificultaram o passe do Sesi-SP e tiveram um bom aproveitamento nos contra-ataques.  Em boa jornada, Dani Lins estava conseguindo variar bem as jogadas para municiar as suas companheiras. Com as bicampeãs olímpicas Fabiana e Jaqueline como suas principais armas, o visitante deu uma reagida, mas Ivna e Carcaces estavam com a mão pesada e cravaram bolas importantes para o Osasco abrir 15/8. A partir daí, o time de amarelo deu um espetáculo. Quase perfeito no ataque e com uma defesa forte, ele fez sete pontos conseguidos contra dois do Sesi-SP e abriu 22/10. Num suspiro, a equipe de branco marcou cinco pontos seguidos. Mas o primeiro set foi fechado em 25/16 pelo Osasco, após 26 minutos.
Osasco x Sesi-SP  (Foto: João Pires/Fotojump)Jogadoras do Osasco celebram ponto na vitória (Foto: João Pires/Fotojump)Um time que conta com as bicampeãs olímpicas Fabiana e Jaqueline, sempre terá ao menos bons momentos em quadra. O Sesi-SP pode viver isso no início do segundo set. Boas bolas da central e da ponteira ajudaram a equipe a empatar a segunda parcial em 8/8 e quase passar à frente no placar. O Sesi-SP só não contava com uma bela sequência de seis pontos do Osasco para frear o ímpeto das colegas de Fabizona e Jaque. Após retomar as rédeas da segunda parcial, as donas da casa passaram a infernizar a defesa rival, principalmente graças ao bom trabalho de Dani Lins. A levantadora soube a hora certa de municiar suas colegas e foi fundamental para o triunfo por 25/18 no segundo set.
O tetracampeonato paulista seguido do Osasco estava muito perto. Apesar do Sesi-SP ter bastante talento e ser aguerrido, o mandante sobrava. Além de vencer os pontos mais disputados, ele era empurrado pela fanática torcida local. Também pesava a maior velocidade o iminente campeão. A vitória no set final foi por 25/20. E, logo após o ponto decisivo, a torcida vibrou muito e gritou. "Tetracampeão! É, Elisângela", bradou a massa.Fonte:globoesporte.globo.com
Osasco campeão Paulista (Foto: João Pires/Fotojump)Técnico do Osasco, Luizomar de Moura é surpreendido com banho de gelo após conquista (Foto: João Pires/Fotojump)

sábado, 24 de outubro de 2015

Confiante, Belfort manda recado para Hendo: "Sua derrota já está declarada"


Fenômeno também explica sua saída da Blackzilians para treinar na OTB: "Toda vez que olho para trás, se vejo que não melhorei, perdi grande quantidade de tempo"



Após perder a chance de ser campeão do peso-médio do Ultimate em seu último confronto, quando foi superado por Chris Weidman, Vitor Belfort parece já ter apagado da memória o revés e voltou a esbanjar confiança em suas declarações. Em entrevista para o "Combate News", o Fenômeno mostrou que não teme as armas de Dan Henderson para o confronto do dia 7 de novembro, em São Paulo, no "UFC: Belfort x Henderson 3", e disse que a derrota do americano "já está declarada".
- A primeira coisa é que qualquer coisa vinda dele não é bem-vinda, a gente já cancela isso em nome de Jesus. Henderson, sua derrota já está declarada. Um homem quando quer entrar na mente do outro, significa que está inseguro, então estou preparado pra passar por cima dele - disparou.
Vitor Belfort MMA UFC São Paulo (Foto: Marcelo Russio)Vitor Belfort disse que derrota de Hendo já está declarada (Foto: Marcelo Russio)
Ao explicar sua saída da Blackzilians para passar a treinar na OTB, Belfort disse que está em busca da evolução no seu jogo e que quando olha para trás e vê que não melhorou, significa que perdeu "grande quantidade de tempo".
- Toda vez que olho pra trás, se vejo que não aprimorei, que não melhorei, significa que perdi uma grande quantidade de tempo. Hoje sou muito grato à OTB, à Joana (Prado, sua esposa), aos sócios dela, que criaram essa empresa, um escritório que me oferece todo este serviço. Fico muito satisfeito de poder treinar com uma quantidade de pessoas que treinam desde 2005, pessoas de altíssimo nível. Nada melhor que você querer trabalhar com alguém. Aqui sou um soldado, só falo "sim, senhor". Eles conseguem pegar minha experiência, colocar limites, mas sou um soldado e estou cumprindo ordens - concluiu.
UFC: Belfort x Henderson 3
7 de novembro, em São Paulo (SP)
CARD PRINCIPAL - a partir de 1h (horário de Brasília):
Peso-médio: Vitor Belfort x Dan Henderson
Peso-meio-pesado: Glover Teixeira x Patrick Cummins
Peso-galo: Thomas Almeida x Anthony Birchak
Peso-leve: Alex Cowboy x Piotr Hallmann
Peso-leve: Gilbert Durinho x Rashid Magomedov
Peso-meio-pesado: Fábio Maldonado x Corey Anderson
CARD PRELIMINAR - a partir de 21h30 (horário de Brasília)
Peso-leve: Gleison Tibau x Abel Trujillo
Peso-leve: Yan Cabral x Johnny Case
Peso-pena:Clay Guida x Thiago Tavares
Peso-pena: Kevin Souza x Chas Skelly
Peso-meio-médio: Viscardi Andrade x Gasan Umalatov
Peso-galo: Pedro Munhoz x Jimmie Rivera
Peso-galo: Bruno Korea x Matheus Nicolau

Moto vira "bola de fogo" após queda de piloto em treino na Malásia; fotos


Australiano Jack Miller sofre acidente impressionante durante treino classificatório para a penúltima etapa da temporada da Moto GP, em Kuala Lumpur

Um acidente impressionante chamou a atenção durante o treino classificatório para a etapa da Malásia da Moto GP, na madrugada deste sábado, no circuito de Sepang, em Kuala Lumpur. Após sofrer uma queda, Jack Miller, da LCR Honda, viu sua moto se transformar em uma "bola de fogo".
Já nos minutos finais do Q1, o piloto australiano perdeu o controle e foi arremessado. A moto capotou na sequência e incendiou, apagando apenas quando parou na caixa de brita. Miller não sofreu nenhum ferimento grave e participará da corrida na madrugada deste domingo, largando na 16ª colocação. A pole ficou com Dani Pedrosa, seguido de Marc Márquez e Valentino Rossi, que lidera o campeonato e ultrapassou seu único rival na briga pelo título, Jorge Lorenzo, na última volta do treino classificatório. 
Jack Miller moto pega fogo Moto GP Malásia (Foto: Linden Adams Photography / Getty Images)Moto de Jack Miller pegou fogo após queda do piloto (Foto: Linden Adams Photography / Getty Images)

Jack Miller moto pega fogo Moto GP Malásia (Foto: Linden Adams Photography / Getty Images)Acidente impressionou durante o treino classificatório para o GP da Malásia (Foto: Linden Adams Photography)
Jack Miller moto pega fogo Moto GP Malásia (Foto: Linden Adams Photography / Getty Images)Arremessado da moto, piloto não sofreu ferimentos e irá correr neste domingo (Foto: Linden Adams Photography)
O GP da Malásia é a 17ª e penúltima etapa do Mundial, faltando apenas a da Comunidade Valenciana (ESP), que em 8 de novembro encerra a temporada. O SporTV transmite a partir de 4h55 (de Brasília) a prova que poderá dar o título ao heptacampeão Valentino Rossi neste domingo.
Confira os dez primeiros do grid em Sepang:

1. Daniel Pedrosa - Honda - 1m59s053
2. Marc Marquez - Honda - 1m59s462
3. Valentino Rossi - Yamaha - 1m59s726
4. Jorge Lorenzo - Yamaha - 1m59s733
5. Cal Crutchlow - LCR - 2m00s199
6. Andrea Iannone - Ducati - 2m00s224
7. Andrea Dovizioso - Ducati - 2m00s423
8. Maverick Vinales - Suzuki - 2m00s478
9. Bradley Smith - Tech 3 - 2m00s652
10. Héctor Barbera - Ducati - 2m00s724
Por Sepang, Malásia

Torcida esgota ingressos para final do Paulista de basquete em 90 minutos


Partida entre Mogi das Cruzes e São José terá lotação máxima, depois que as 1,5 mil entradas restantes foram vendidas nesta terça no ginásio Professor Hugo Ramos


Torcida Mogi Hugo Ramos (Foto: Cleomar Macedo)Torcida vai lotar o Hugo Ramos na final do Paulista de basquete (Foto: Cleomar Macedo)

A venda de ingressos para a última partida da final do Campeonato Paulista de Basquete entre Mogi das Cruzes e São José começou às 14h desta terça-feira, na bilheteria do Ginásio Hugo Ramos, e acabou por volta das 15h30. Muitas pessoas que compareceram ao local, acabaram ficando sem ingressos.
Para adquirir as entradas por R$ 10 (com R$ 5 a meia), os mogianos já faziam fila desde as 10h. Ao todo, nesta terça, foram disponibilizados 1,5 mil ingressos para os torcedores mogianos.
Na segunda-feira, a torcida teve a opção de comprar antecipadamente através da venda online. Os 1,3 mil ingressos disponíveis pela internet se esgotaram em poucas horas. Para o São José, foi destinada a cota de 10% da capacidade total, com 450 entradas. O restante, que não foi colocado à venda, será disponibilizado aos patrocinadores a apoiadores do Mogi.
Mudança de horário
De acordo com o site da Federação Paulista de Basquete, o terceiro e decisivo jogo das finais do Paulista de Basquete entre Mogi e São José foi remarcado para as 14h45 deste sábado, no Ginásio Hugo Ramos. Anteriormente, a partida estava agendada para as 14h10.Por Mogi das Cruzes, SP

Odom teria sofrido 12 AVCs antes de ser atendido por médicos, diz site


Acidente vascular cerebral não afeta órgãos vitais, mas sim a fala e a locomoção do ex-jogador, que podem ser restauradas. Situação dos rins é a mais preocupante

Mosaico Lamar Odom  (Foto: Reprodução / www.dailymail.com)Situação de Lamar Odom é grave (Foto: Reprodução / www.dailymail.com)
A cada dia, novas informações sobre o estado de saúde de Lamar Odom aparecem. A última delas é que o ex-jogador da NBA teria sofrido 12 AVCs (acidente vascular cerebral) antes de ser atendido pela emergência médica do hospital em Pahrump, local próximo ao bordel onde foi encontrado desacordado. Segundo informações do site americano "TMZ", o ex-ala não teve afetado nenhum órgão vital, mas sim sua fala e locomoção.
A notícia diz que, de acordo com a equipe médica de um hospital de Los Angeles responsável por cuidar de Odom, o quadro é reversível. A maior preocupação do momento é quanto ao estado de seus rins, que falharam. O astro vai continuar com a diálise e pode vir a precisar de um transplante. 

Bicampeão da NBA pelo Los Angeles Lakers em 2009 e 2010, o jogador de basquete foi achado inconsciente dentro do quarto de um bordel em Nevada, nos Estados Unidos, no dia 13 deste mês. Aos 35 anos e desde 2013 sem jogar uma partida pela liga americana de basquete, Odom teria se hospedado por dias seguidos no local e consumido grande quantidade de uma erva que tem o mesmo potencial do viagra, além de vestígios de cocaína.  
Sites como o "Bleacher Report" e o "BuzzFeed" noticiaram que Lamar teria sido levado primeiramente para um hospital nas proximidades do bordel Love Ranch, em Pahrump, onde foi entubado, mas que seu estado teria se complicado, seria crítico, e ele foi encaminhado para um hospital em Las Vegas. Posteriormente, ele foi transferido para Los Angeles.
Em sua carreira na NBA, Lamar Odom passou por Los Angeles Clippers, Miami Heat, Los Angeles Lakers, Dallas Mavericks e sua última equipe foi a espanhola Laboral Kutxa, em 2014. Lamar foi a quarta escolha do Draft da NBA em 1999 e em 2011 foi eleito o sexto homem da NBA, além de ter vencido o Rookie First Team em 2000. O jogador também foi bronze nas Olimpíadas de Atenas 2004 e campeão mundial de basquete na Turquia, em 2010. Sua última chance na NBA foi no Verão passado, quando o New York Knicks chegou a lhe dar uma chance, mas teria o dispensado por deficiência técnica.
Lamar Odom ex-jogador NBA Los Angeles Lakers (Foto: Jeff Gross / Getty Images)Ex-jogador dos Lakers, Odom deixou sua luta nas quadras para lutar pela vida numa cama de hospital (Foto: Jeff Gross / Getty Images)Por Rio de Janeiro

Goleiro "contratado" por Pelé lembra de pedido: "Mais uma volta olímpica!"


Shep Messing chegou ao Cosmos após defender pênalti do Rei e recorda de últimos momentos do Atleta do Século XX nos gramados: "Torcedores foram à loucura"


Com mais de 1000 gols em toda a carreira, Pelé fez a alegria de milhões de torcedores por todo o mundo e trouxe desespero para muitos goleiros ao longo de duas décadas como jogador profissional. Mas teve, ao menos, um que pode se recordar com muito carinho do Rei do Futebol. Trata-se de Shep Messing, arqueiro americano "contratado" pelo New York Cosmos, após defender um pênalti do camisa 10. Fã e amigo do Atleta do Século, o ex-jogador lembra da ligação que mudou sua vida e dos anos em companhia do ídolo. 
- Eu joguei pela seleção americana antes de Pelé e do Cosmos, mas todo jogo perdíamos por 7 a 0, 8 a 0. Éramos um bando de universitários competindo. Eu jogava no Boston e Eusébio era do meu time. Na primeira vez que jogamos contra o Cosmos, era o duelo Pelé contra Eusébio e o jogo foi para os pênaltis. A última cobrança foi batida por Pelé. Até hoje, ele ainda brinca dizendo que foi ele quem perdeu, mas eu toquei o dedo. Peguei o pênalti de Pelé e nós vencemos o jogo. Na semana seguinte, meu telefone tocou e era alguém do Cosmos, dizendo que o Pelé queria "aquele goleiro americano". Então, eu voei para Nova York - recorda Messing.
Pelé e Shep Messing (Foto: Reprodução )Pelé ao lado de Shep Messing (Foto: Reprodução )
 Shep Messing chegou ao time do New York Cosmos após o campeonato nacional de 1976. E, conhecido pela fama de "playboy" americano, apresentou a "cidade que nunca dorme" ao camisa 10 do time. Se na década de 70 Pelé não conhecia muitos lugares nos Estados Unidos, hoje, aos 75 anos, tem apartamentos, casas, negócios e amigos.  
- Nova York é uma cidade feita para Pelé. E nós amamos ele. Onde ir, como ir, quem visitar, onde estão os melhores restaurantes, filmes, boates, Greenwich Village. Eu dizia: "Pantera, nós podemos ir para as boates, ninguém vai tirar fotos. Tem tantas histórias que não posso contar, mas eu o levei para a 5ª Avenida, para os restaurantes - comenta o ex-goleiro. 
Nas três temporadas que jogou no futebol dos Estados Unidos, Pelé tem números expressivos dentro e fora de campo. A sua estreia pelo Cosmos, em junho de 1975, bateu recorde de audiência na TV americana, com mais de 10 milhões assistindo a partida contra o Dallas. As cifras milionárias de sua contratação movimentaram a economia do país. Dentro das quatro linhas foram 107 jogos, 65 gols e um título nacional, em 1977, último ano de sua carreira. Shep Messing lembra do único pedido do Rei aos companheiros de time. 


- "Por favor, amigos, mais um jogo". Ele queria se despedir com o título. Nós não planejamos, mas fomos até o Pelé. Eu, o outro goleiro Erol Yasin, Franz (Beckembauer) e o resto do time. E todos nós demos uma volta olímpica, os torcedores foram à loucura. Quando voltamos para onde começamos, Pelé disse: "Shep, outra volta" - lembra Messing. 
Carlos Alberto Torres Pelé despedida Cosmos (Foto: Reprodução SporTV)Pelé ao lado de Carlos Alberto Torres, em sua despedida do Cosmos (Foto: Reprodução SporTV)

Outro fato que o ex-goleiro americano se recorda com nitidez é a dedicação de Pelé nos treinamentos. Aos 34 anos e tricampeão mundial com a seleção brasileira, o Atleta do Século sempre ficava até depois do período de treino para "aperfeiçoar" alguma coisa. 
- Foi marcante porque era o Pelé. Depois dos treinos, todos os dias, Pelé me perguntava se eu poderia ficar mais 20 minutos. Outro jogador ficava cruzando bolas para ele. Naquele estágio da carreira, ele não precisava treinar mais 20 minutos para ser perfeito. Mas essa era uma das coisas que o faziam tão incrível - concluiu Shep Messing.
Por Nova York